Arquitectura

A abordagem aos projectos passa pela criação de um equilíbrio entre a criatividade, funcionalidade e durabilidade. A pesquisa técnica de novas soluções está sempre presente na cultura da SHFA, o que se traduz na concretização de obras com prazos de execução desafiantes e com restrições orçamentais.

Como se desenvolve um projecto de arquitectura?

Definição do Programa preliminar

Nesta fase definem-se todos os pressupostos que terão que ser considerados, como o número de divisões, tipo de aquecimento pretendido, tipo de equipamentos, assim como os condicionantes orçamentais.
São analisados os constrangimentos legais e planos em vigor como por exemplo o PDM. É nesta fase que se discute os prazos de elaboração do projecto.
Todos os detalhes que lhe pareçam relevantes devem ser transmitidos nesta fase.

Estudo Prévio ou Anteprojecto

É nesta fase que o arquitecto desenvolve o conceito preliminar do projecto, de acordo com o combinado na fase anterior. Normalmente consiste na apresentação de desenhos a diferentes escalas onde já poderá ser visualizado a implantação da casa no terreno, a planta com a organização geral do espaço e a relação com a envolvente através dos alçados.
Nesta fase inicia-se o desenvolvimento dos projectos de especialidades, sob coordenação directa do arquitecto.

Projecto Base / licenciamento / comunicação prévia

O arquitecto prepara as peças desenhadas e escritas para entregar na Câmara Municipal, bem como pelas demais entidades envolvidas no licenciamento da construção.
Para além do projecto de arquitectura, nesta fase desenvolvem-se também os projectos de especialidades.

shfa_top_accessArquitectura